Biografia / Biography

José Rodrigues

José Miguel Vitória Rodrigues, natural de Rossio ao sul do Tejo (Abrantes).

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Sociedade Instrução Musical Rossiense, prosseguindo os mesmos no Conservatório Regional de Tomar, onde frequentou o curso de saxofone, orientado pelo professor José António Lopes, tendo concluído o curso complementar de saxofone, na classe do professor Vítor Santos, no Centro de Formação Artística Gualdim Pais (Tomar).

Licenciatura em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (Formação Musical e Classes de Conjunto - Coro e Orquestra). Licenciatura em Ensino Básico - variante de Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Leiria. Frequência de Pós - Graduação em direção de orquestra de sopros no Instituto Jean Piaget, em Almada. Detentor de Certificação de Competências para exercer a atividade de Formador (Formação Inicial de Formadores).

Frequenta o 2º ano de mestrado em Ensino da Música, na área de especialização de Formação Musical e Música de conjunto (Coro e Orquestra), na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco desde setembro 2021.

Como docente tem lecionado em diversas instituições escolares oficiais e particulares, em níveis de ensino diversificados no que concerne ao ensino da música (Creches, Jardins-de-infância, escolas de 1 e 2 CEB, escolas de música de bandas filarmónicas, escolas de música do ensino artístico especializado e ensino profissional), facto que lhe permite ter uma abrangência, experiência e vivência muito grande do que é ensinar a arte musical, bem como estabelecer contato com diferentes realidades.

Enquanto formador já orientou ações de formação no âmbito do Ensino da Música em cidades como Penafiel (Portugal), Laranjal Paulista (São Paulo, Brasil) e Itajaí (Brasil), tendo proferido a palestra: "Um novo olhar sobre o ensino da música".

Orador convidado no âmbito das Jornadas da Educação 2019, promovidas pelo Município de Abrantes, com a palestra: "A Música e as suas diferentes facetas no seio da comunidade". Tem colaborado com algumas teses de mestrado e pós-graduações, no domínio do ensino da música, em Portugal e no Brasil.

No âmbito da composição musical tem criado repertório original para orquestra de sopros e agrupamentos de música de câmara, sendo ainda autor de inúmeras canções infantis, as quais são amplamente utilizadas no domínio da sua atividade letiva (visando sempre a sua aplicação pedagógica). Possui obras já interpretadas em vários países: Portugal, Brasil, Espanha e Estados Unidos da América. O seu repertório foi recentemente alvo de apreciação na editora holandesa Molenaar, tendo sido merecedor de diversos elogios. Integra o projeto Flex - ensemble promovido pela WASBE em 2020.

Em direção de orquestra de sopros tem obtido formação com conceituados maestros sendo de destacar Alberto Roque, André Granjo, Délio Gonçalves, Henrique Piloto, José Manuel Ferreira Brito, José Ignacio Petit Matias (Espanha), Baldur Brönnimann (Suíça), Felix Hauswirth (Suíça), David Whithwell (EUA) e Lawrence Marks (EUA). 

Enquanto maestro tem desenvolvido uma atividade regular na direção artística de diversas bandas filarmónicas: Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira (Tomar); Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro (Constância) e Banda Filarmónica Mourisquense (Abrantes); foi maestro e diretor artístico da Orquestra de sopros Academia Músicos de Abrantes. Tem participado em inúmeros eventos artísticos no domínio da música para sopros, sendo de destacar: 1º Festival internacional de Música de Leiria, com o Coro de Câmara do Conservatório Regional de Tomar; 2º Festival internacional de Música para órgão promovido pela Juventude Musical Portuguesa, em Lisboa. Festival Musicam (Fondettes - Tours - França); 2º concurso internacional de bandas de música de Vila Franca de Xira; direção musical em regime de estágio a Banda Municipal Laranjal Paulista - São Paulo (Brasil), em agosto de 2014; direção artística e musical do I Estágio de Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Santarém (Abril de 2019); Direção Artística do II Estágio de Orquestra de Sopros, Percussão e Coro, promovido pelo Conservatório de Música de Santarém (Julho 2019); Direção artística e musical do Estágio de orquestra de Sopros e Percussão Music´Art (S. Jorge, Açores - Setembro 2019), sob a égide do Governo Regional dos Açores.

Convidado a orientar o masterclass de direção musical destinado a maestros de banda da ilha de S. Jorge (Açores), em setembro de 2019, no âmbito do Estágio Musical Music´Art,  sob a égide do Governo Regional dos Açores.

Fequentou como participante o curso online: "7 passos para convertirse en director de orquestra"; sob a orientação maestro espanhol Francisco Navarro Lara (2019).

Participou, enquanto ouvinte, na conferência: "A cultura de banda: prática de conjunto, o espírito de grupo e identidade de jovens músicos", proferida pelo maestro norte - americano Darrell Brown, em julho de 2019, promovida pelo Conservatório de Música de Santarém.

Frequentou e concluiu com sucesso o seminário de direção de orquestra, coro, banda e interpretação musical (março 2020), com o maestro Francisco Navarro Lara (Huelva - Espanha).

Frequentou e concluiu com sucesso a formação online - como criar um curso online, com o professor Edson Machado (Curitiba - Brasil). (Março 2020)

Participou no XIV e-Encontro Nacional da APEM com a temática: "Música na Educação presencial e à distância". (Dezembro 2020).

Frequência da ação de formação: "o papel do canto e do movimento na aprendizagem ativa da música"; orientada pelo professor László Nemes - Hungria (Academia Liszt e Institudo Kodály). (Outubro 2021) através da plataforma ZOOM.

Orador convidado para o projeto "Un mundo de Bandas" promovido pelo Conservatório Professional de Música de Moncada - Valência (Espanha), Março 2021.

Orador convidado para o webinar: "Encontro de Músicas e de Músicos"; promovido pela Associação de Músicos de Santiago (Cabo Verde) (Maio 2021).

Orador convidado para o projeto: "Directores Unidos"; com localização em Monterrey (México), para o proferimento da palestra: "A génese do movimento bandístico em Portugal desde o século XIX até ao século XXI". (Junho 2021).

Orador convidado para o webinar: "Despertar com a Música através do incremento da prática efetiva da Educação Musical"; promovido conjuntamente entre a Associação de Músicos de Santiago (Cabo Verde) e Primeira Aula de Música (Portugal). (Junho 2021)

Orador convidado para o projeto: "Directores Unidos"; com localização em Monterrey (México), para o proferimento da palestra: "Despertar com a Música e incremento de práticas de Educação Musical nas crianças". (Julho 2021). 

Foi mentor e director artístico de projetos artísticos que visaram enriquecer a formação académica, cultural e social dos envolvidos e do meio local, nomeadamente: Oficina da Música - curso de jovens instrumentistas de sopros e percussão (Montalvo - Constância) e Estágios para jovens músicos de verão (Montalvo - Constância). Enquanto diretor artístico e musical da Orquestra de Sopros Academia Músicos de Abrantes (AMA), desenvolveu o projeto artístico: "Música do nosso tempo"; no âmbito das comemorações dos cem anos de elevação de Abrantes à categoria de cidade.

Professor convidado a lecionar uma aula aberta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria, com o tema: "Estratégias para a iniciação à leitura musical" (2016), no âmbito do projeto de investigação que tem desenvolvido de acordo com a temática.

Professor convidado para a dinamização de workshops online (via ZOOM) de Formação Musical, em exclusivo aos alunos da Academia de Rock de Lisboa. (Janeiro - Junho 2021).

Professor mentor dos webinars de Formação Musical no âmbito da Formação Online Monitores de Escolas de Música de Bandas Filarmónicas - nível II. (Janeiro - Junho 2021).

É autor do livro de canções infantis: "Seis canções para crianças". É co-autor dos livros: "El Gran Libro de la Interpretación Musical"; "la forja del maestro"; cujo autor e orientador é o maestro Francisco Navarro Lara.

É mentor, diretor artístico e musical do projeto PRIMEIRA AULA DE MÚSICA, acumulando com o cargo de diretor pedagógico da Escola de Música Itinerante.

Associado da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM).

Associado da Meloteca Associação Cultural Educativa.

Foundation membership da WASBE (world symphonic bands and ensembles), desde janeiro de 2019.

Mentor do projeto de âmbito formativo no domínio do ensino da música em bandas de música: Formação Online Monitores de Escolas de Música de Bandas Filarmónicas.

Diretor artístico e musical da Orquestra de Sopros do Alto Alentejo, projeto artístico sob a égide da Federação de Bandas Filarmónicas do distrito de Portalegre.

Diretor artístico da Filarmónica Infantil do Norte Alentejano, projeto artístico sob a égide da Federação de Bandas Filarmónicas do distrito de Portalegre.

Diretor artístico e musical da Camerata de Sopros Riba´Tagus Music Studium.

Maestro da Banda Filarmónica Mourisquense desde setembro 2023. 

© 2025 Maestro José Miguel Vitória Rodrigues
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis!